Powered By Blogger

sábado, 15 de dezembro de 2012

                    Voce conhece as pousadas Japonesas?
                              RYOKAN
Para muitas pessoas viajar para o Japan e um sonho,muitas vezes sonhos que outros ja realizaram,mas verdade seja dita o Japan e lindo demais,e nao e porque eu moro aqui nao,afinal eu trabalho em Paises como Hawaii,Thailand,Bali,India...poderia facialmente dizer que nao tem beleza natural como a de Bali,nao tem essa droga boa que me faz amar a Thailand que e o velho e o novo que sempre me confundem,e sempre me impressiona,sem contar a magia que envolve o Hawaii,e a realidade dura,mistica e colorida da India ,ahhhhhhhhhh eu digo que cada Pais tem um cheiro,um gosto,uma impressao,uma imagem e o mais importante um aprendizado,ninguem viaja sem registrar esses fatos,porem muitas pessoas ainda nao pararam para observar que tais fatos estao dentro de si sem que elas tivessem notado,e se voce fizer um exame de consciencia vai ver que estou certa.
Mas o Japan e sempre o lugar para onde quero voltar,quando chego que alegria,quase sempre minha alegria para voltar e maior da que foi para ir.Por isso sou suspeita para dar uma opiniao sobre a terra do sol nascente,aqui e a terra que funciona,que acontece e que te ensina,melhor eu parar...

Voltando ao Ryokan,que e uma especie de hospedagem Japonesa muito antiga porem seus costumes vivem ate hoje,hospedar-se em um Ryokan pode ser muito bom para sentir como vive um Japones.
Mais de 1400 Ryokans sao estabelecimentos de qualidade pertencentes a associacao Japan Ryokan.
Seus precos sao sempre salgadinhos,mas creio que se voce se hospedar ao menos um dia nao vai se arrepender.

Voce sera recebido pela Okami (normalmente a dona da casa,uma especie de responsavel pelo seu ingresso ao mundo oriental) elas normalmente vestem lindos Kimonos (vestimenta Japonesa) e estao sempre bonitas,logo na entrada voce sera convidado a trocar seus sapatos pelos getas (tamancos de madeira).
Logo ela te fara as honras da casa com um delicioso Cha verde  e Wagashi (doces Japoneses),e nesse meio tempo com toda a delicadeza ela te ensinara como funciona a casa,detalhe deixe que ela te sirva isso faz parte da cultura.
Os visitantes dormem sobre shikibuton (uma especie de colchonete fino que se enrola)e se cobrem com  futon (um tipo de edredom Japones),e claro em quartos de Tatame (esteiras de palha de arroz).

Os Ryukans fornecem o Yukata (robe de algodao) e o geta (tamancos de madeira),para que o hospede fique bem ao estilo oriental.
E uma verdadeira aula de como vivem os Japoneses, creio que uns 50%  ainda seguem essas tradicoes.
No quarto que tambem e sala de jantar e fechado por Shoji (portas de correr),a estrangeiros elas ensinam como fechar para que nao batam com forca,porem tudo com muita delicadeza,dentro do quarto voce encontrara um Zataku (mesa baixa),e algumas zaseki (cadeiras sem pernas),e decorado com poucos detalhes mas na maioria das vezes sao muito parecidos,decora o quarto um tipo de pedestal com Takonoma (uma especie de pintura ou ate mesmo um poema em uma tela) na parede e abaixo um arranjo de Ikebana (arranjo floral) ou um Bonsai (mini arvores),tem sacada ou varanda com vista para lindos Jardins Japoneses,so de olhar ja da vontade de morar ali.
Tambem uma das tradicoes dos Ryokans sao os onsen (saunas e banhos termais),muitas vezes sao separados,um para homens e outro para mulheres, e estao no pacote voce pode usasr e abusar,mas vale lembrar que voce vai ficar nu,nao esquenta isso aqui e normal!
Enfim chegara a hora do jantar,o Kaiseki Ryori (especialidade da comida local e sazonal) sera servido no seu quarto ou se voce quizer no grande restaurante no salao,porem a grande maioria dos Ryokans oferecem no quarto,o que eu acho mais gostoso,uma infinidade de iguarias serao servidas,e uma explosao de sabores,delicia!
Logo pela manha voce tambem tem direito ao cafe da manha,e tudo isso esta incluso na sua diaria,portanto vale a pena esses precos,na realidade e um pacote.

Eu gosto muito de uma cidade Onsen em Kinosaki,quando alguem me pedi uma indicacao, de que Ryokan ir eu tenho na ponta da lingua Onishiya Suishoen em Kinosaki, essa cidade onsen  tem o famoso Sotoyo-meguri (sete casas de banhos publicas da cidade),disputadissima pelos japoneses.Tem um onibus free que te pega na estacao JR kinosaki,os horarios sao sempre 10 minutos depois do ultimo trem,ou seja tem 4 onibus por hora.
Segundo os livros sao mais de 1400 anos em que a cidade vem cumprindo o seu papel de "cidade Onsen",aqui quase nao tem turistas o publico e o Japones que despenca de tudo que e lado do Japan para desfrutar desse prazer.

Essa experiencia voce nao pode deixar de viver,uma vez aqui no Japan.
Este Ryokan e meu predileto em Kinosaki,Onishiya Suishoen.

A Okami que lhe dara as boas vindas.

Lembre-se precisamos tirar nossos calcados e substitui-los por getas.

Wagashi.

Aqui voce tera uma vista para um lindo jardim,aproveito para mostrar ao lado direito da foto o takonoma e a ikebana no pedestal.

Voce escolhe seu Yukata,pelo menos nesse Ryokan.

Lareira interna e acomodacoes para o jantar.

O quartinho de dormir,os futons sao limpissimos e cheirosos!

Vista do lado de fora dos quartos.

Os corredores,sao impecaveis.

O Onsen para mulheres,agua com aroma de eucalipto em 40 graus.

E voce ainda pode aproveitar o SPA de la,detalhe esta no pacote!

O Kaiseki ryori,muito bem servido!

Elas entram e saem e voce nem escuta,tira o geta e coloca, e um tira e coloca de novo aff,deve ter escola para ficar assim quase invisivel.

Mas aqui no Japan servico bom e assim,rapido e invisivel.

cafe da manha servido no restaurante ou grande sala.

Mapa de Kinosaki,e Sotoyo-meguri.

Voce pode passear com o Yukata porque aqui todo mundo na rua tambem vai estar usando,e aproveitem para conhecer as 7 casas de banho,vale a pena.


Uma otima dica quando sair do Ryokan e conhecer AMANOHASHIDATE ( ponte para o ceu),considerado uma das Nihon Sankei (tres vistas mais belas do Japan),fica na Peninsula de Tango no norte da prefeitura de Kyoto,Amanohashidate e uma estreita faixa de terra que conecta dois lados opostos de Miyazu Bay,essa faixa de areia e de 3,5 quilometros de comprimento e coberta com cerca de 8.000 pinheiros.
O trajeto pode ser feito a pe para se atravessar de um lado para o outro,a praia e considerada boa para banhistas ,com chuveiro,instalacoes sanitarias e area para descanco.
Ao lado do extremo Sul fica a estacao de trem de Amanohashidate e de um teleferico que custa  850 ienes,e voce tera uma linda visao aerea da ponte para o ceu.
Ao lado do extremo Norte fica o Kasamatsu-koen (parque),onde tambem se pode pegar um teleferico que custa 600 ienes e voce tera outra visao da ponte para o ceu.


Enquanto isso vamos para o ceu,Amanohashidate (uma ponte para o ceu).

Ah mas nao e apenas "somente" isso,rs...

Para encontrar a ponte voce tem que curvar o corpo e colocar a cabeca no meio das pernas,ai sortudo voce achou a ponte,rs...

E com voces  a ponte para o ceu!!!!!!!!

Olha a faixa de areia,e no minimo interessante !!!


Voltamos ao ponto de partida,Ryokan,voce sabia que o Hotel mais velho do mundo e um Ryokan, esta no Guinness world records,o seu nome e Hoshi Ryokan fica em Awazu, Ishikawa fundado em 717,faz um tempinho ja ne...
Porem eu fui conferir e gostei muito,claro que fui para conhecer outros locais e acabei me hospedando la, pode  crer que ainda esta de pe!
E pasmem ,esta e belissimo e tem um atendimento de primeira!

A Okami faz questao de contar a historia de 46 geracoes a servico do Ryokan.

Ele esta firme e forte, com 1300 anos ainda se mostra como um dos melhores Ryokans do Japan.

Todos os aposentos sao lindos!

As termas naturais ao ar livre.

E a privada coberta,pois aqui neva muito no frio.

Os quartos impecaveis!Sao 100 quartos e o Ryokan comporta ate 450 hospedes.

O Kaiseki delicioso!

Aqui as instalacoes na epoca do inverno.

Alem desses, gosto do Takefue Tokyo Ryokan,e um outro em Mt.Koya Kyoto Ryokan .
Vale a pena,palavra de quem mora aqui e alem disso adora um Ryokan.


Entao me conta qual o cheiro,o gosto,uma impressao,uma imagem e o aprendizado que voces registraram em cada viagem que ja fizeram ,vou ficar feliz por compartilhar o registro das minhas viagens e mais feliz ainda em conhecer a visao unica de cada viajante.

                                      Vou esperar...
                                              By!




Nenhum comentário:

Postar um comentário