Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ola!
Estamos chegando ao final de mais um ano!
Vou postar aqui o nosso Ano novo no Japan.
Espero que voces gostem,detalhe,com certeza a cultura varia muito de regiao para regiao,porem la no fundo o sentimento e o mesmo!

           Oshogatsu! (Ano novo em japones)




Aqui vai uma correcao:
Akemashite Omedetou Gozaimasu!
Feliz Ano Novo!

Esse e o ano da Cobra no horoscopo Chines,da qual o Japan segue o mesmo calendario.


E pegando carona com a cobra,aproveito para deixar aqui o meu Nengajo (cartao de ano novo),dejando tudo para cima,ou melhor so para subir nada tem que descer esse ano,(claro se voce estiver com o colesterol alto espero que desca).
Um Ano repleto de saude e de escaladas com vitorias,aff esse ano vou para minha decima quarta escalada do Monte Fuji,e claro que por 2 vezes eu nao cheguei la,mas quem pode reclamar ne ja cheguei outras 9 vezes,porque mais 2 foram abortadas pelas condicoes climaticas na epoca.

Aqui vai um a minha Moda,vamos com todas as forcas fazer esse ano ser melhor em todos os sentidos,esse que esta por acabar vai ficar na nossa lembranca,aquela mais fraquinha possivel...
Feliz Ano Novo com toda forca do meu coracao!

Voltando na Cobrinha,o Nengajo (cartao de ano novo) e um habito de trocar cartoes entre os japoneses,porem eles costumam ser mais para a familia e os amigos mais proximos,e uma forma de mostrar que estao bem e que desejam o mesmo.
O que eu acho mais divertido e que o correio entrega pontualmente dia 1 de janeiro sem mais nem mesmo,porem os cartoes tem uma data certa para serem colocados no correio,assim ja fica tudo separadinho nas agencias separados por cada bairro e a entrega e Pontual!
Amo o correio do Japan!

O Natal no Japan esta em alta,eu me lembro que ha 10 anos atras nao existia quase nada a respeito,agora temos iluminacoes dignas de New York,festas e afins regadas de presentes e ceias,porem muitos japoneses nem imaginam o que celebramos no Natal.
Japoneses tem uma seria falha de carater,imitam tudo o que os USA faz,nao vou me surpreender se logo nao comecarem a festejar o Thanksgiving Day,tambem sem imaginar o real significado.


Voltando as tradicoes,o fim de ano nos presenteia aqui no Japan com uma festa de confraternizacao com os colegas de trabalho chamada de Bonenkai,nessa festa muitas vezes vemos nossos chefoes sorrirem,se divertirem e ate soltarem a franga literalmente (o culpado e o saque),brincarem conosco como se fossem intimos e como em um conto de fadas quando nos reencontarmos no servico e como se tivessemos sonhado,rs,a postura seria e polida volta a rotina.!

Bonenkai Japones!

Logo em seguida vem o dia do Osoji (a grande limpeza das casas japonesas).
Ah,esse dia e um pega para capa incrivel...
Eles limpam tudo que nao limpam desde o ano anterior,paradoxo mas real,limpam pequenos locais como frestas de janelas e cantinhos,lavam janelas,portas,portoes,cortinas,lustres,enfim coisas que um brasileiro esta acostumado a fazer periodicamente e que aqui so se faz no fim do ano, e olhe la,ja da um trabalhao,e legal quando os  japoneses frequentam nossas casas aqui,(continuamos com os mesmos costumes),o da limpeza e um deles,os japoneses elogiam sem parar e ficam pasmos,eu acho muito divertido!
Neste dia pessoas com maior poder aquisitivo contratam empresas especializadas,e as que nao podem juntam toda a familia e colocam a mao na massa (melhor dizer na sujeira de um ano).
Osoji representa os espiritos ruins dando lugar para bons fluidos que vao ocorrer durante todo ano que se anuncia!
A limpeza segundo o budismo e fisica e espiritual,porem a alegria e dos comerciantes dos produtos de limpeza  pois uma infinidade de Novos produtos de limpeza sao lancados em dezembro,e eu adoro essas novidades fico atenta a qualquer uma delas,acho que tenho tenho TOC.Rs!


Rs!Vamos a luta!

Vamos as tradicoes:

Kadomatsu:

Este arranjo de bamboo e a tipica decoracao para o fim de ano.
Ele e colocado um dia depois do Natal e retirado dia 7 de janeiro.
Sao colocados um de cada lado da porta,representando o homem e a mulher.
Este arranjo sempre tera 3 pedacos de bambu cortados na diagonal e amarrados com palha de arroz e enfeitados com pinheiros e flores vermelhas,o bambu mais alto representa o Ceu,o medio a humanidade e o menor a terra.
Segundo lenda budista serve para acolher os espiritos, e desejar um Bom Ano!

Kagami Mochi:

Claro que existem muitos modelos,mas todos respeitam a ordem de montagem.

Para aqueles nao podem fazer o Mochi ja vende pronto e so colocar o Daidai (laranja).

O Kagami mochi e montado a partir de 2 bolinhos de arroz glutinoso,um maior em baixo e um menor em cima e la no topo um Daidai ( uma laranja japonesa Megasupermasterblasterplus azeda,aff nunca provei algo tao ruim),porem a palavra daidai e auspiciosa, uma vez que significa geracoes.
Ele normalmente fica do lado de dentro das casas na entrada ou na sala e colocado dia 28 de dezembro e retirado dia 11 de janeiro quando se da o inicio a  um proximo ritual o Kagami-biraki.
Ele alimenta os espiritos e deixa a casa em paz,segundo os budistas.

OMISOKA: (Vespera de ano novo).

A casa tem que estar limpa seus amuletos todos colocados porque agora e hora de comemorar,este dia e tao importante quanto o Oshogatsu (o dia que comeca o ano novo).
As familias se preparam para estar juntas nessas datas,brincam com seus filhos e seguem para o  Joya no kane,uma especie de culto Budista em que os sinos sao tocados 108 vezes,para retirar os pecados humanos,e para retirar os 108 desejos humanos sentidos em cada cidadao japoneses.
Sao 107 badaladas antes da zero hora e a ultima exatamente a zero hora do ano novo!
Nesse dia se adquire um omamori e engimono sao uma especie de amuletos da sorte,nos templos ou se faz um pedido em um pedaco de papel e amarra ao lado de fora do templo,para em uma outra cerimonia serem queimados e realizados os pedidos de quem amarrou.
Os japoneses acreditam que com o toque dos sinos poderao se livrar dos pecados do ano anterior.
Normalmente nos templos se oferece toshikoshi soba logo depois das badaladas,porque acreditam que como o macarrao e longo,se espera que a vida tambem,comendo voce simboliza a longividade, para quem come, longa vida!


Joya no kane,cerimonia Budista de fim de ano!

Omamori (amuleto da sorte).

Outro tipo de amuleto e o Engimono.

Tem ate maquina para vender amuletos do lado de fora dos templos!

Amarrando seu desejo no templo esta garantindo alcancar um pedido,segundo o Budismo.

Lembrando de comer Toshikoshi soba (macarrao feito de trigo-sarraceno),para se ter uma longa vida!

No primeiro dia do ano nada deve ser limpo e nem um trabalho deve ser feito,seguindo o budismo.


E quem nao vai ao Templo, fica em casa assistindo o famoso KOUHAKU UTAGASSEN:

Uma disputa entre dois grupos o branco e o vermelho (homens contra as mulheres),essa disputa e musical onde musica enka e j-pop se mistura com alegria.
Porem no quesito alegoria nada fica a desejar,e um show a parte, eu gosto muito,e acreditem fico triste se nao estou no Japan para assistir,que louco!

O canal que transmite e a NHK.

Bom, hora de comer!!!!!!!!!!
Como disse ninguem trabalha ou limpa nada, essa comida ou foi feita antes ou foi comprada pronta.

Osechi Ryori,comida de ano novo!

Elas vem em caixas laqueadas dando um ar gracioso.
Cada alimento dentro desta caixa simboliza sorte,fortuna,saude e longividade.

Nanakusa-gayu (sopa de arroz com 7 ervas).
Essa e a sopa da sorte e da fortuna,eu gosto da sopa tem um sabor de ano novo!Rs!

Essas sao as 7 ervas!

Ozoni (sopa de mochi).

Ja falei dela em um outro post,no dia seguinte e so ler o jornal para ver quantos idosos e muitas vezes ate criancas se engasgaram ate o sufocamento levando ao obito!
Ainda assim e uma delicia!

Eu fico esperando o Daifuku,mochi com recheio de doce de feijao azuki.
Se queres desejar boa sorte no ano para alguem basta lhe oferecer o Daifuku,e esperar alguem lhe oferecer um,eu conto os segundos!

Chegou a hora das criancas!

Elas aguardam esse momento de pegar o envelope delas, Otoshidama (uma quantia em dinheiro e colocada em um envelope para criancas),e uma alegria so!!!!!

Bom, no Japan todos os primeiros sao importantes porque o ano depende de como foi seu primeiro...

Waraizome,primeiro de tudo iniciar o ano com um sorriso!

Hatsuhinode,assistir o primeiro nascer do sol do ano.

Hatsumode,primeira visita ao templo do ano.

Hatsuyume,primeiro sonho,e o que vai contar para que o ano seja calmo ou agitado,de acordo com o sonho!

Sao varios outros primeiros,porem esses servem de base de como sera o ano,segundo os japoneses.

Brincadeiras de Ano novo:

Hanetsuki jogo japones parecido com a peteca do Brasil.

Aqui e mais praticada entre as meninas.

Koma,jogo de piao!

Kendama,um pino de madeira com uma bola perfurada tambem de madeira,o jogo consiste em jogar a bola para o alto e tentar encaixar no pino na descida.

Takoage,empinar pipas no frioooooooooo!


Fukuwarai,basta cortar papeis em formato de sobrancelhas,olhos,nariz,boca e orelhas.
Desenhar um rosto de uma mulher comum (fukuwarai),vende o participante e deixe que ele encaixe as pecas no rosto de mulher.Os outros participantes se divertem com as figuras criadas pelo jogador.

A criancada se diverte ate eu gosto!

Sugoroku,jogo de tabuleiro.

Esse e muito antigo,porem esse era o jogo original.

Karuta,jogo com cartas,parecido com o jogo da memoria do Brasil.
E um jogo composto de 48 proverbios,cada um comecando com uma silaba diferente,tendo um outro baralho expressando o tal proverbio por meio de imagens.

Iroha karuta,esse e para as criancas menores.


E para os adultos,tem a sacolinha da sorte!
Fukubukuro,dentro da sacolinha tudo e uma surpresa,ate hoje nunca peguei uma sem ter gostado do conteudo,sempre os valores dos produtos sao equivalentes ao triplo do valor pago,ou ate mais.
Essa alegria comeca dia 2 de janeiro,marcas famosas tambem entram nesse esquema,colocam dentro da sacola alguns itens, e cobram na maioria das vezes o valor de 10,000 ienes por sacola,porem ja vi de varios outros precos,e de acordo com a loja!

Agora so me resta desejar Feliz Ano Novo!
By!















































Nenhum comentário:

Postar um comentário